url

Outubro Rosa: A FEMPERJ apoia essa causa contra o câncer de mama

A campanha Outubro Rosa é popularmente conhecida, com a iniciativa de alertar sobre a importância da prevenção contra o Câncer de Mama, estimulando a participação da população, governos e empresas para apoiar a causa. É importante que a mobilização seja enfatizada durante os 12 meses do ano e que o apelo se estenda, mas vale destacar a importância simbólica e a representatividade dessa campanha mundial no mês de outubro para que a atenção dos órgãos de saúde, governos e população seja redobrada.

O movimento começou no início dos anos 90 nos Estados Unidos, onde vários estados faziam ações isoladas contra o Câncer de Mama ou mamografia sempre no mês de outubro. Observando que o apelo durante esse período do ano era enfatizado pelas ações dos estados, o Congresso Americano tornou o mês de outubro o “Mês Nacional (americano)” de prevenção contra o Câncer de Mama. O laço cor de rosa é o símbolo da campanha e foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Crue, sendo distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990.

Em 1997, começaram enfaticamente a comemorar e fomentar ações voltadas para a prevenção precoce do Câncer de Mama, denominando como Outubro Rosa nas cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientizar e prevenir, alertando a população sobre a importância do diagnostico precoce. Buscando sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com laços rosas em locais públicos, surgindo depois as corridas, desfiles de moda com sobreviventes da doença, partidas de boliche, entre outras atividades. 

Fonte: http://www.outubrorosa.org.br