url

SETEMBRO AMARELO: A FEMPERJ APOIA ESSA CAUSA!

O Setembro Amarelo é uma campanha que busca alertar a população para a prevenção do suicídio, uma vez que o número de casos vem aumentando ano após ano no Brasil e no Mundo. A campanha surgiu em 2015 em locais públicos e privados, sempre com a cor amarela, divulgando as informações corretas sobre a prevenção.

Hoje os números oficiais de casos de suicídios registrados no Brasil, tem uma média de 32 mortes por dia e supera a taxa de vítimas de doenças como AIDS e da maioria dos tipos de Câncer. Uma das grandes dificuldades para o tratamento é o fato da depressão ser uma doença silenciosa e as pessoas que sofrem desse mal preferem se fechar e fugir do assunto, por medo ou desconhecimento, dificultando que pessoas próximas possam observar os sinais de que há alguém próximo com ideias suicidas.

Um dos fatores que servem de alerta, mas também de esperança é que segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, mas para isso é necessário buscar ajuda e que as pessoas próximas tenham sempre atenção em quem se encaixa nos sintomas.

A campanha teve início no Brasil pelas instituições CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Hoje a IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) faz a divulgação da campanha Mundo afora.

A FEMPERJ apoia essa causa e entende que é preciso que as pessoas se ouçam mais, para que assim possamos entender o quão profundo pode ser as causas da depressão em cada pessoa, pois essa é a melhor forma de diagnosticarmos os sintomas. É preciso ter mais empatia para que possamos olhar para essa questão com o olhar daqueles que atravessam esse problema e assim contribuirmos para a cura desse mal, que vem atingindo muitas pessoas.  

 

Fonte: www.setembroamarelo.org.br/