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PÓS-GRADUAÇÃO EM CRIANÇAS. ADOLESCENTES E FAMÍLIAS - NOVOS OLHARES E NOVAS ESTRATÉGIAS

  • INÍCIO: 12 de Agosto de 2019

  • CARGA HORÁRIA: 360 Horas

  • INVESTIMENTO: De 18 x R$ 1.266,67
    Por 18 x R$ 1.076,67

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Pós-graduação em CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMÍLIAS - NOVOS OLHARES E NOVAS ESTRATÉGIAS (Presencial)
 

O A Pós-Graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias surgiu a partir do interesse e da demanda dos alunos que frequentaram o Mini Curso “Construindo Lideranças para a Promoção da Primeira Infância”, que foi oferecido pelo IEP/MPRJ em março e abril de 2019.

Ela foi pensada como um curso lato sensu, de especialização, com uma abordagem diferenciada, na qual, além do conhecimento teórico, se maximiza a troca de experiências.

O curso vai abranger conteúdos transdisciplinares e inovadores, já que a junção de disciplinas de diversas áreas do conhecimento, como pedagogia, psicologia, sociologia e antropologia é uma necessidade prioritária para a capacitação de qualquer profissional ligado à área da infância, da juventude ou da família.

Terá destaque na grade curricular o estudo aprofundado sobre a Primeira Infância, fase que vai de zero a seis anos na vida criança, que segundo o último censo demográfico do IBGE corresponde a 10% da população do país. O investimento em políticas públicas voltadas para este segmento é uma forma eficiente de reduzir as desigualdades sociais e a pobreza, bem como de construir uma sociedade mais sustentável.

O curso conta também com um módulo voltado para o estudo da adolescência com ênfase no tratamento do adolescente infrator, no qual serão abordadas estratégias bem sucedidas de recuperação e ressocialização, nos planos nacional e internacional.

Além disso, vai contemplar em um módulo próprio o estudo dedicado às configurações familiares contemporâneas com foco na capacitação de profissionais com visão sistêmica para a rede de apoio da criança e do adolescente. A Lei da alienação parental será estudada sob vários enfoques, inclusive sob o olhar crítico que vem tomando corpo.
 
Duração do Curso
18 meses
 
Dia e horário das Aulas
As aulas serão ministradas Segundas e Sextas (09h às 12h)
 
Local
Sede da FEMPERJ
Endereço: Av. Alm. Barroso, 90 - 5º Andar - Centro, Rio de Janeiro.
 

FAÇA A SUA PRÉ-MATRÍCULA QUE NÓS ENTRAREMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Obs. A matrícula na pós-graduação só pode ser feita presencialmente na Av. Alm. Barroso, 90 - 5º Andar - Centro, Rio de Janeiro.

OBJETIVO 

O curso tem como objetivo reunir em uma só formação conhecimentos oriundos de distintas áreas das ciências humanas, vai formar profissionais especialistas aptos para apresentar novas estratégias e abordagens aos problemas e desafios que afetam as famílias, crianças e adolescentes na contemporaneidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – VISÃO PANORÂMICA SOBRE A INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E FAMÍLIAS
 
Histórico de proteção da infância, adolescência e famílias no Brasil; A primeira infância sob o prisma da Psicologia; Protoinfância e a abordagem Pikler, O desenvolvimento do ser humano a partir dos estudos da neurociência; Os transtornos neuropsiquiátricos mais comuns em crianças e adolescentes e suas consequências para o comportamento e o aprendizado; O melhor interesse da criança e a doutrina da proteção integral soba perspectiva da criança; o Estado regulador: a família governada; limites da intervenção estatal sobre as relações familiares; As diversas formas de violência e suas consequências para as crianças; O papel do ciclo gravídico puerperal e dos primeiros anos para a saúde emocional do sujeito; Consequências da institucionalização para crianças e adolescentes; Introdução ao Direito das Famílias; As famílias na atualidade; A infância institucionalizada e o direito à família; Vulnerabilidade e perigo para crianças e adolescentes; A pedofilia e a violência contra meninas e mulheres; Educação infantil: modelo adequado e o papel da família; O desafio do aprendizado: as condições necessárias para a construção do conhecimento; A importância do brincar para a criança; Introdução ao Direito da Criança: aspectos constitucionais e princípios; Relação professor-aluno no contexto escolar: a construção da cidadania na escola; Direitos humanos para a infância; O papel da família no desenvolvimento da criança: relações afetivas e a construção do sujeito; Interface entre escola, Justiça e saúde mental; A inclusão social e escolar das crianças com Síndrome de Down; A inclusão escolar da criança com deficiência; O consumismo infantil e a regulamentação da comunicação mercadológica; Introdução à sexualidade humana; Repressão sexual e sexualização na infância; Cuidados essenciais com a saúde e a alimentação de crianças e adolescentes; O direito à segurança alimentar e à rotulagem adequada dos alimentos; O direito ao brincar e o urbanismo para o desenvolvimento da infância; A parentalidade socioafetiva e a multiparentalidade (provimento nº 63 do CNJ); Direito aos Alimentos; Sofrimento psíquico de crianças e adolescentes na violenta e disciplina positiva; O racismo e seu impacto no desenvolvimento infanto-juvenil; Impactos da violência na construção da subjetividade; A felicidade, as crianças e os adolescentes: encontros e desencontros; Metodologia de pesquisa.
 

MÓDULO II – QUESTÕES JURÍDICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E FAMÍLIAS

Afetividade, famílias e parentalidade; Casamento e união estável; O cuidado como valor jurídico; Divórcio, separação, questões patrimoniais da família; Conflitos familiares e o impacto em crianças e adolescentes; A guarda compartilhada, características e conveniência; A guarda compartilhada na prática judicial; Alienação Parental: os perigos da mitificação e da banalização; Falsas e verdadeiras acusações de abuso sexual de crianças – ponto de vista psicológico; Alienação parental: aspectos jurídicos; Alienação parental e a atuação das instituições; A mediação e os conflitos familiares; Divórcio e partilha colaborativos; Inovações processuais no direito de família; Famílias substitutas: guarda, tutela, adoção, família extensa, família de acolhimento, apadrinhamento afetivo; Família Acolhedora; Filiação, parentesco e obrigações decorrentes da socioafetividade; A destituição do poder familiar: aspectos materiais e processuais; Família substituta e apadrinhamento afetivo; Adoção, busca ativa CNA; Família substituta e apadrinhamento afetivo; Abandono, reintegração familiar e adoção; Adoção e família homoafetiva; Políticas públicas: conceito e instrumentos; Políticas públicas para a infância e a adolescência; A fiscalização do orçamento público como garantia da implementação das políticas públicas da infância e juventude; Políticas públicas para a saúde mental de crianças e adolescentes; A eficácia do investimento na primeira infância; Atuação dos técnicos do Ministério Público na Defesa da Infância; O funcionamento dos fundos da infância: aspectos jurídicos; O financiamento dos serviços socioassistenciais para crianças e adolescentes; Orçamentos públicos; Planos municipais da infância e estruturação dos Conselhos Tutelares; Diagnóstico estratégico para projetos de interesse público; Design Thinking aplicado a projetos de interesse público; Gerenciamento de projetos; Gestão do conhecimento e política pública; A criança em juízo: escuta protegida; Lei 13431 – A Lei da Escuta Protegida; A proteção da criança sob a ótica criminal – prisão domiciliar das presas grávidas ou mães de crianças; Análise de dados e estratégias de soluções de problemas; A intersetorialidade das políticas públicas para a infância; Metodologia de Pesquisa; Seminários de alunos.
 
MÓDULO III – ADOLESCÊNCIA, INSTRUMENTOS DE GESTÃO
 
Orçamento público, atendimento socioeducativo e a prevenção da violência; Adolescente infrator; Segurança pública e redução da menoridade penal; SUAS; Justiça Restaurativa; Processo Estrutural; Aspectos da delinquência juvenil;
 

Corpo docente:

*Clicando na foto do professor você poderá visualizar o currículo do mesmo.
**Obs: O corpo docente e a distribuição de carga horária poderão ser alterados a critério do Curso, por motivo de força maior.

Valor de Investimento

De 18x R$ 1.266,67


por

18x

R$ 1.076,67

*Economia de R$ 3.420,00

  • Você pode realizar a matrícula em até dois cartões de crédito.
  • Ao lado o plano de parcelamento da turma. Quando houver cupom, o mesmo será aplicado proporcionalmente aos valores da tabela.
  • Parcelamento sem juros
  • 18 x R$ 1.076,67
  • 17 x R$ 1.140,00
  • 16 x R$ 1.211,25
  • 15 x R$ 1.292,00
  • 14 x R$ 1.384,29
  • 13 x R$ 1.490,77
  • 12 x R$ 1.615,00
  • 11 x R$ 1.761,82
  • 10 x R$ 1.938,00
  • 9 x R$ 2.153,33
  • 8 x R$ 2.422,50
  • 7 x R$ 2.768,57
  • 6 x R$ 3.230,00
  • 5 x R$ 3.876,00
  • 4 x R$ 4.845,00
  • 3 x R$ 6.460,00
  • 2 x R$ 9.690,00
  • 1 x R$ 19.380,00

EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Para obtenção do título de especialista, o aluno deve cumprir os seguintes requisitos:

 
    I - frequência de 75% (setenta e cinco por cento), no mínimo, da carga horária prevista por módulo do curso;
    II - nota final das avaliações dos módulos igual ou superior a 7,0 (sete)
    III - nota final do artigo científico ou monografia igual ou superior a 7,0 (sete).
 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Deverá ser apresentado ao final do curso artigo ou monografia sobre o tema estudado, dentro da área de interesse do aluno, além do cumprimento dos requisitos do item anterior.
 
O trabalho de conclusão será elaborado mediante a designação de um orientador, a ser escolhido dentre os professores elencados como pertencentes ao curso, em lista enviada posteriormente e que será avaliada pelo professor orientador e pelo professor de metodologia científica, devendo ser entregue conforme as normas da ABNT.
 
Será estabelecido prazo de 120 dias, prorrogável por mais 30 dias, após o término da carga horária total do curso para a entrega do artigo científico ou monografia , já corrigida pelo professor orientador e pelo professor de metodologia científica.
 

COORDENAÇÃO ACADÊMICA


Prof.ª Luciana Pereira Grumabach Carvalho

Promotora de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Infância e juventude de São João de Meriti. Integrante do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard / NCPI, 2018)


Prof.ª Viviane Alves Santos Silva

Promotora de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Família de Mesquita. Especialista em Criminologia pelo ISMP e integrante do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard / NCPI, 2018)


Prof. Sávio Renato Bittencourt Soares Silva

Procurador de Justiça, Titular da Procuradoria de Infância e Juventude, Doutor em Ciências Geográficas e Mestre em História Social.